Cemitério Vertical Memorial, em Santos, terá edifício com 108 metros de altura 

O Tamanho equivale a um prédio convencional de 40 andares
e vai aumentar ainda mais o recorde no Guines Book

Depois de ser conhecida como a mais alta do mundo e ser incluída no Guinness Book, o livro dos recordes, a Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, vai ganhar um status ainda maior, com a construção do novo prédio, que terá nada menos que 108 metros de altura. O edifício será o mais alto da Baixada Santista e um dos maiores de todo o País e o tamanho equivale a uma construção convencional de 40 andares. Serão 32 pavimentos, incluindo uma capela feito em aço e vidro na cobertura. Para um cemitério, o prédio atual da Memorial, com 14 andares, já era considerado o maior do mundo, tanto que foi homologado como o mais alto até hoje.

A construção está prevista para começar logo após a aprovação na Prefeitura. A estimativa é que após o 1º pavimento, seja erguido um andar por mês, com expectativa da entrega total do edifício em 36 meses, a partir do término das fundações, que por se tratar de um edifício tão alto requer um trabalho especial. Com o novo espaço, a Memorial aumentará em 8 mil lóculos (nome dado ao jazigo elevado) a sua capacidade. Atualmente, com os quatro prédios já existentes, são 12 mil unidades.

O novo empreendimento aproveitará a estrutura da Memorial, não sendo necessário a construção de áreas úteis (capela, entrada principal, jardins). A construção será feita com equipe própria da empresa. E, antes mesmo dos problemas com racionamento de energia, a Memorial já contava com geradores. Hoje está em atividade um gerador de 140 kwh e para o novo edifício será acionado mais um equipamento com capacidade para 90 kwh.

O prédio seguirá o mesmo padrão arquitetônico dos outros quatro edifícios e contará com mais seis salas de velório, uma capela na cobertura e uma lanchonete, com área verde e lagoa. “Como a lei nos permite, resolvemos lançar este novo empreendimento. A medida em que podemos atender uma parcela da população, vamos abrindo espaço em cemitérios públicos. Antes da Memorial, não existia esta possibilidade”, afirma Pepe Altstut, idealizador e proprietário da Memorial.

“Além dos sepultamentos, oferecemos o ossário e o crematório. Com esta colaboração da Memorial, o Poder Público pode oferecer melhores condições nos cemitérios públicos. Além disso, a Prefeitura pode priorizar saúde, educação e segurança, por exemplo. Em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Campinas e Rio Claro, esta parceria com as prefeituras é mais evidente, inclusive, com isenção do IPTU”, acrescenta Pepe.

Aos 63 anos de idade, Pepe é argentino, de Santa Fé, mas adotou Santos como moradia há 37 anos. “Minha família e eu somos santistas. Meus filhos nasceram na Cidade”, diz o empresário, que investe forte em várias áreas. Através da Memorial, ele iniciou um projeto de patrocínio de atletas, que hoje atinge mais de 150 beneficiados.

Também este ano lançou o Pet Memorial, o primeiro crematório para animais domésticos do Brasil, instalado em São Bernardo do Campo. Há, ainda, hotéis em Ubatuba e Paraty e construtoras em Santos, São Paulo e no litoral norte, região onde o empresário já tem projeto para um novo hotel. “Dentro das nossas possibilidades, estamos acreditando e investindo no Brasil. Temos esperança no futuro do nosso País”, comenta Pepe. “Se todos os empresários acreditasse e investissem, o Brasil cresceria. É questão de ter otimismo e lutar”, destaca.

Sobre o novo prédio, Pepe acredita que, além do benefício em relação às vagas para pessoas carentes na Cidade, a Cidade ganhará na área turística. É que hoje a Memorial já é uma atração turística e está incluída como ponto turístico, nas secretarias de Turismo de Santos e do Estado. “Atualmente recebemos muitos visitantes. A partir do momento que tivermos um prédio desta altura, será conhecido mundialmente. Será inacreditável”, diz Pepe, que já adianta que continuará investindo na Cidade: “Estou apostando em Santos há 37 anos e vou continuar sempre”.

Conheça um pouco da Memorial - Com 14 andares, a Memorial Necrópole Ecumênica está instalada no bairro do Marapé, em Santos. Começou a ser erguida em 1983 e hoje conta com 12 mil lóculos. Com a conclusão total do projeto total (agora incluindo o novo prédio), passará a 35 mil. A Memorial é conhecida pelo seu planejamento inteligente, contando com uma completa infra-estrutura de serviços de segurança e informação, além do atendimento 24 horas. “Tudo foi estudado para atender a todas as normas de higiene e segurança. Aqui todos os visitantes sentem-se num local agradável, acabando com a imagem de que cemitério é um lugar triste”, afirma Pepe.

No local, o visitante encontra muita organização, aliada à beleza e um ambiente tranqüilo. Dispõe de salas amplas de velório; estacionamento; ambulatório médico, áreas arborizadas e jardins com lago de carpas e a Capela Nossa Senhora de Assunção, visando atender todas as religiões para missas, cultos e orações. “Nossa intenção é oferecer sempre o maior conforto possível”, ressalta Pepe.

Meio Ambiente - Também o cuidado com a preservação da natureza é outra prioridade. Todo o projeto foi realizado para não prejudicar o lençol freático e a mata em volta da Memorial. Mais de 85% dos 20 mil metros quadrados são preservados, contando com animais silvestres, como coelhos. A direção da Memorial está entrando em contato com o Ibama para criar um semi-cativeiro em suas dependências.

Os familiares também recebem atenção especial, com o Projeto Cultural. Desde 1985, em todas as datas comemorativas, como Dias dos Pais e Dia das Mães, a Memorial planeja atividades integrar as famílias. São realizados recitais, apresentações de cantores conhecidos (já estiveram na Memorial artistas como Angela Maria e Agnaldo Rayol). As apresentações são feitas nos jardins da Necrópole. 

Crematório - Em abril de 1999, a Memorial passou a contar, também com o Crematório, o primeiro da iniciativa privada no Brasil. Instalado junto aos quatro prédios da Necrópole, o empreendimento é dotado dos mais modernos equipamentos do mundo. As urnas, em formato de esculturas, têm vários modelos. O material principal utilizado é o bronze. “Temos modelos padrão, mas o cliente pode sugerir o formato desejado e desenvolveremos a peça. Na verdade, todas as urnas são verdadeiras obras de arte”, diz Pepe.

Memorial apóia cerca de 150 atletas - A Memorial patrocina cerca de 150 atletas de diversas modalidades, do boxe ao ciclismo, triatlo e pedestrianismo. O apoio começou mais pelo amor do empresário Pepe Altstut ao esporte, e acabou tornando-se uma importante ferramenta de marketing, afastando a imagem negativa de um cemitério. Mais do que isto, aproximou a população da necrópole.

Hoje, vários atletas de ponta, formadores de opinião, fazem parte do “team” Memorial, como os ultramaratonistas Valmir Nunes (bicampeão mundial dos 100 km) e Maria Auxiliadora Venâncio (eleita a melhor de 98 pela Federação Internacional de Atletismo), os triatletas Nelma Raizer (bicampeã brasileira de ciclismo categoria contra o relógio e com 7 participações no Ironman do Havaí) e Emerson Rodrigues (figura entre os dez melhores do país), e os corredores Luiz Carlos Ramos (bicampeão da Maratona de Buenos Aires) e Leone Justino (campeã da Maratona de Barcelona, na Espanha, este ano).

Outros destaques são o pugilista Edson Xuxa do Nascimento, invicto com 43 vitórias e 38 nocautes e que vai disputar o título mundial dos leves pela Associação Mundial de Boxe (AMB) e os ciclistas Hernandes Quadri Júnior (11 vezes campeão brasileiro) e Márcio May (medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg no contra-relógio). Até a equipe campeã brasileira e hexacampeã paulista de sinuca faz parte dos patrocinados.

“Desde o começo sempre apoiamos o esporte amador. Desta forma, ajudamos a desenvolver a saúde, qualidade de vida na Cidade e da mesma forma, afastamos a imagem de que o cemitério é um local isolado”, explica Pepe, que pratica diariamente tamboréu, boxe, corrida. Além disso, foi campeão de caça submarina.

“Hoje os negócios me impedem de me dedicar mais ao esporte, mas nunca deixo de treinar. Gosto muito de apoiar o esporte. Se todos ajudarem um pouco, com certeza teremos muito no resultado final”, destaca o empresário, que tem um carinho especial pelo boxe e, inclusive, montou uma academia em Santos.

Além dos atletas, a Memorial patrocina disputas, muitas internacionais, como lutas de boxe e as ultramaratonas em Cubatão. “Trouxemos os maiores nomes da corrida de longa distância do mundo, como o tricampeão mundial, o russo Konstantin Santalov, o campeão de 97, o ucraniano Sergey Yanenko e a bicampeã mundial, Valentina Liakhova. Com isto, promovemos a nossa região e ainda ajudamos os nossos atletas a evoluírem tecnicamente”, diz.

Novos empreendimentos - O primeiro crematório para animais domésticos da América Latina, o PET MEMORIAL, em São Bernardo do Campo, é a solução definitiva para um dos maiores problemas encontrados pelos proprietários de animais de estimação. Em operação desde junho de 2000, dedica-se ao culto dos animais domésticos e a se constituir num centro de relacionamento para quem tem animais de companhia. Ao adquirir um título do Pet Memorial, o associado passa a ter direito a diversos serviços e descontos em pet shops e clínicas veterinárias.

“Hoje, o destino final dos bichinhos é o lixo domiciliar ou séptico. Acho que um animal que faz parte da sua família, não merece um tratamento assim. Com a cremação, cria-se a opção do animal voltar para a casa dos seus donos, onde certamente nunca gostaria de ter saído. E também como as cinzas são consideradas desintegração e não são nocivas, podem até ir para o mausoléu da família, posteriormente”, afirma Pepe Altstut.

No serviço está incluído o transporte em furgões refrigerados (por uma equipe treinada) num raio de 50 km do crematório, cremação, atestado de cremação dado por um veterinário (que acompanhará todo o processo), as urnas para depósito das cinzas, personalizadas para cada raça dos animais e a entrega no local onde o proprietário designar, no máximo até 72 horas após a retirada. A área destinada ao crematório é de 7 mil m², incluindo a capela São Francisco de Assis, pavilhão para promoção de feiras e eventos, velório, cinerário e sala de veterinário.

Empreendimentos do Grupo Altstut

Memorial Necrópole Ecumênica (cemitério vertical) - Santos

Crematório e Ossário de Santos (junto à Memorial)

Pet Memorial – primeiro crematório de animais domésticos da América Latina – São Bernardo do Campo

Wembley Inn - maior hotel 4 estrelas em Ubatuba, com 20 anos de existência

Pousada da Condessa - hotel em Paraty

Wembley Engenharia - já entregou só em Ubatuba mais de 1.200 apartamentos

Proa Engenharia

Wembley Tennis - condomínio em Ubatuba, com 500 apartamentos e 6 quadras de tênis.

Estudos para construção de cemitérios verticais e crematórios em cidades de SP e fora do estado.

 

A Memorial fica na Avenida Nilo Peçanha, nº 50
tele
fone  (13)  3239.3737 com atendimento 24 horas.